quarta-feira, 22 de junho de 2011

O UNIVERSO ARBÓREO DOS CELTAS

Se há uma cultura diretamente vinculada ao mundo vegetal, que faz do bosque seu templo e das árvores seus signos do zodíaco,esta é a do povo celta. Habitantes da Europa Central e Ocidental foram derrotados pelos exércitos romanos e confinados na Irlanda, Escócia e País de Gales. O mundo Celta era um mundo mágico que vivia sua magia como algo a mais da vida cotidiana. Desta forma, rios, arroios, passaros e, em especial, as àrvores eram motivos de oferendas.
Os rituais mais importantes estavam relacionados às mudanças das estações, isto é, solstícios, equinócios, tempos de colheita e plantio.
Seu calendário era especial: os dias eram contados a partir da noite e o ano era dividido em 13 meses lunares, divididos por sua vez em dois períodos, que coincidiam com o crescimento e o decrescimento da Lua. Esse ciclo Celta lunar também correspondia aos 13 signos do zodíaco Celta.
Cada mês era associado a uma árvore, cujas as características definiam tanto a personalidade das pessoas nascidas nesse período quanto a energia que imperava neste mês. De acordo com a tradição Celta, a ligação entre seres humanos e árvores era divina, ja que, para eles, foram as árvores que ajudaram Deus a criar o homem. E foi por essa tradição que os signos do Zodíaco Celta se transformaram em signos – arvores. Vejamos quais são….
(24 de dezembro a 20 de janeiro) Bich,Beth,Obeich, a Bétula
(21 de janeiro a 17 de fevereiro) Rowan, a Sorveira
(18 de fevereiro a 17 de março) Ash,Nion,Onuin , O Freixo
(18 de março a 14 de abril) Aldek,Fearn, O Amieiro
(15 de abril a 12 de maio) Willow,Salle , O Salgueiro
(13 de maio a 9 de junho) Hawthorn,Utah, O Espinheiro
(10 de junho a 7 de julho) Oak, Duir, o Carvalho
(8 de julho a 4 de agosto) Holly,Tinne, O Azavim
(5 de agosto a 1 de setembro) Hazel,Coll, a Aveleira
(2 a 29 de setembro) vine,Wine, a Videira
(30 de setembro a 27 de outubro) Ivy,Gort, A Hera
(28 de outubro a 24 de novembro) Reed,Ngetal, o Junco
(25 de novembro a 22 de dezembro) Elder,Ruis, o Sabugueiro
(23 de dezembro) Visco

Nenhum comentário:

Postar um comentário